terça-feira, 22 de março de 2022

DENUNCIA PUBLICA DOS ORDENADOS TAP

 COPIEM E DIVULGUEM SE FAZ FAVOR 



SALARIOS TAP FUNCIONARIOS PUBLICOS EMPRESA DO ESTADO



Bons empregos é na TAP
Domingo, 13.10.13
Uma coisa é ser assistente de bordo numa companhia aérea; outra é sê-lo na TAP, algo que já tem um estatuto lendário na aviação comercial mundial. Salários colossais, regalias e períodos de descanso sem fim, bem vindos ao regabofe TAP!
________________________________________
Salários dos comissários e assistentes de bordo TAP
A profissão de comissário ou assistente de bordo na TAP é provavelmente o emprego por conta de outrem mais bem pago de Portugal, face às habilitações literárias requeridas, que são basicamente o 12º ano de escolaridade (ah, sim, e têm que saber falar inglês e não podem ter tatuagens ou piercing visíveis quando fardados). E face às horas trabalhadas, que são muito poucas por comparação com as restantes profissões.

Este é o tipo de informação que o pessoal de cabine da TAP não está muito interessado que seja conhecido do público (apesar de a TAP ser uma empresa pública), mas vamos tentar perceber quais são os salários e quanto é que ganham.

Tanto quanto foi possível determinar, esta é a tabela salarial dos comissários e assistentes de bordo (só foi possível obter a de 2006, e não foi fácil, mas antes isto do que nada):
[Chave: CAB = Comissário / Assistente de Bordo; C/C = Chefe de cabine; S/C = Supervisor de cabine]

Para começar, temos o vencimento fixo que pode ir até dos 570€ aos 2.455€ por mês. Mas isto é só o vencimento fixo! Há depois uma miríade de "miminhos" que ainda é preciso somar a este valor. Vejamos:
Por cada dia em que voe, sem prejuízo de outros extras e subsídios, o tripulante recebe um valor "Per Diem" de cerca de 70€.

Se não voar, por não ser escalado, recebe em alternativa, por dia, uma "Prestação retributiva especial" de 3,5% do vencimento fixo (de 19,95€ a 85,93€). No mínimo, são sempre garantidos 15 dias desta prestação por mês, mesmo que se por alguma razão o tripulante não voasse nenhum dia. Estaria mesmo assim garantido um acrécimo de 3,5% x 15 dias, ou seja, mais 52,5% do vencimento fixo mensal.


Mas há mais! Mais do que ganhar bom dinheiro e viajar, o que estes nossos amigos gostam mesmo é de descansar muito e ter muito tempo livre (descanso, folga, assistência, you name it). Assim, foi estabelecido um plafond de 780 horas por ano para ter direito a estes valores. Como um ano tem 52 semanas, 780 horas / 52 = 15 horas por semana. Para receber o salário, na TAP basta voar em média 15 horas por semana.

Então, um trabalhador normal no sector privado, trabalha 40 horas por semana, enquanto que na TAP, para receber estes salários bastante elevados, basta voar 15 horas por semana. Organizando bem as coisas, consegue-se voar isso em 2 ou, vá lá, 3 dias por semana. O resto pode depois ser passado no bem bom.

Ou então, se ultrapassarem o plafond e voarem mais de 15 horas por semana, recebem as horas extra-plafond pelo valor de 2,5% do vencimento fixo, que pode ir dos 14,25€ aos 61,38€/hora no topo da carreira.

Mas o melhor é o modo como estas são calculadas! 2,5 por cento do vencimento mensal? Importa-se de repetir?


Os trabalhadores do sector privado trabalham 40 horas por semana, o que dá uma média de 174 horas/mês (365/7x40/12). Se um mês de salário paga 174 horas, uma hora vale X = (salário mensal) / 174. Ou, em percentagem, 100 / 174 = 0,57% do salário.


Mas na TAP, se uma hora extra vale 2,5% do ordenado (versus 0,57%), isso significa que essa hora-extra na TAP é valorizada em mais do quádruplo (4,35 x) da hora dos trabalhadores do sector privado! E só têm que voar mais de 15 horas por semana para começar a ganhar a sério, a somar ao vencimento fixo e aos "Per Diem" ou Retribuições Especiais!


Façamos um exemplo: imaginemos que um tripulante (comissário/assistente de bordo) voa uma média de 25 horas por semana (15 plafond + 10 horas extra). Um mês tem em média 30,42 dias (365 / 12) e tem em média 4,34 semanas (30,42 / 7). O número médio de horas extra nesse mês é 43 (4,34 x 10). A 2,5% cada hora, temos 43 x 2,5% = 107%, ou seja, vai somar ao seu ordenado mais um ordenado em horas extra!

Claro que muitos optam por não trabalhar mais do que o mínimo obrigatório, e ficam com um muito bom salário e passam o resto do tempo na boa vai ela, mas sobre isso falaremos depois!
A isto ainda é necessário somar o "Per Diem" diário se voarem ou a Prestação Retributiva Especial diária (3,5% VF) se não voarem, ambos pagos com uma garantia mínima de 15 dias por mês. Com um "Per Diem" de 70€ garantido no mínimo em 15 dias, são 1.050€ a somar aos valores anteriores.




Façamos então um cálculo aproximado para um PNC com 43 horas extra por mês:
Para o nível intermédio da tabela salarial CAB V (valores ilíquidos):
Vencimento Fixo: 1.759€
Horas extra (43/mês): 1.890€
Per diem mín (15 dias): 1.050€
Total: 4.699€

Para o nível de topo da tabela salarial S/C III (valores ilíquidos):

Vencimento Fixo: 2.455€
Horas extra (43/mês): 2.639€
Per diem mín (15 dias): 1.050€
Total: 6.144€




Parece bom, não parece? Mas as prebendas dos PNC não ficam por aqui. Quando vão de férias, são 5 semanas (estão tão habituados a descansar que 22 dias iria parecer-lhes pouco), e além de dois vencimentos mensais (mês de férias mais subsídio de férias), recebem todos um miminho de 350€ para ajudar nas despesas das férias.

Isto para além de viagens grátis ou a preços simbólicos para eles, filhos, família, namorados e amigos.



Outras regalias na TAP
• Infantário 24 horas por dia e 365 dias por ano, para crianças dos quatro meses aos cinco anos de idade, para dar assistência aos tripulantes em deslocação
• Refeitório que serve cerca de 3200 refeições por dia, entre almoços, jantares e ceias
• Unidade de cuidados de saúde (nos dias úteis, até às 20h). Fora deste período é assegurada a prestação de assistência médica domiciliária e o aconselhamento médico via telefone, disponíveis 24 horas por dia
• Seguro de vida, com cobertura dos riscos de morte e invalidez total e permanente
• Complemento da pensão de reforma aos colaboradores admitidos até 31 de Maio de 1993, no quadro permanente. Os pilotos têm ainda um esquema especial de complemento de reforma para compensar a uniformização da idade de reforma aos 65 anos
• Cedência de lugares em voos com tarifas grátis ou com descontos especiais, condicionada à disponibilidade de lugares não vendidos
• Subsídio para material escolar atribuído aos filhos dos colaboradores em idade escolar
• Ginásio com condições especiais para todos os colaboradores, reformados, pré-reformados e seus familiares
• Plano de saúde com acesso a serviços médicos a uma taxa reduzida
• Apoio social e aconselhamento aos trabalhadores nas diversas situações do seu quotidiano
• Fundo de solidariedade para a concessão de empréstimos monetários reembolsáveis, em casos de carência



Mas eles sofrem muito, coitados. Queixam-se muito e estão sempre prontos para a greve. É por isso que agora enveredaram por uma espécie de greve de zelo em que decidem (quem decide é o/a chefe de cabine) que não há serviço de refeição para os passageiros (passageiros que compraram os bilhetes e que lhes pagam o ordenado), mas para os PNC há sempre comidinha, coitadinhos, ainda se lhes dava alguma fraqueza, e nós não íamos querer isso).
É por isso que tenho que concordar: há pessoas com uma vida muito difícil.
Tags:
• assistente de bordo
• regabofe
• regalias
• salários
• tap
por velociraptor às 22:39
• link do post
• comentar
• favorito
Segunda-feira, 07.10.13


A vida difícil dos tripulantes de cabine da TAP


Voar sem serviço de refeições a bordo tornou-se norma para os passageiros da TAP.
Por uma razão ou por outra, falta sempre um elemento do pessoal de cabine. Provavelmente, precisam de descansar. Mais um bocadinho.

Os aviões voam com a tripulação especificada pelas normas de segurança internacionais para cada aeronave, mas para o pessoal de cabine da TAP é pouco. Preferiam ter mais. Compreendo, dava menos trabalho a cada um. Estavam habituados e custa acordar para a nova realidade.
Quem ouve as suas queixas, exigências de melhores salários, mais tempo de descanso, até pensa que eles são uns explorados.

No entanto, chegou a altura de desmistificar isto.
Sabiam, por exemplo, que os tripulantes de cabine da TAP são dos mais bem pagos, quer por padrões europeus, quer por padrões dos EUA?

Que, segundo os dados do ICAO (o organismo das Nações Unidas dedicado ao transporte aéreo), relativos ao ano de 2008, os custos anuais médios per capita dos tripulantes de cabine da TAP (PNC) foram 71.792 USD?

E que, no caso da British Airways, esse valor é de 54.993 USD?

Ou seja, que os tripulantes de cabine da TAP recebem em média mais 30% que os da British Airways, a companhia de bandeira do Reino Unido? Compreende-se, Portugal é um país certamente mais rico que a Grã Bretanha, com um nível de vida mais alto, e portanto os salários deverão reflectir esse factor, não vamos querer que os nossos PNC passem fome.

Mas não fica por aqui. Os tripulantes de cabina da Virgin Atlantic (que não é propriamente uma low cost) representam um custo de 27,074 USD. Ou seja, os PNC da TAP custam 2,65 vezes mais que os da Virgin.
E se comparamos com a British Midland, uma companhia inglesa dedicada principalmente ao mercado doméstico, os valores são 21.676 USD, ou seja, os tripulantes da TAP custam 3,3 vezes mais. Leram bem, é mais do triplo, senhores!
Como é que é possível tamanho regabofe salarial?
Nos próximos posts vamos tentar conhecer melhor a realidade salarial da TAP (não vai ser fácil, pois esta é uma matéria sobre a qual há um certo secretismo), e perceber como os sindicatos ainda estão convencidos que vivem nos anos 1970 em pleno delírio pós-revolucionário.
Vamos também perceber quantas horas de facto trabalham, e conhecer o maravilhoso mundo desta profissão.
Mas preparem-se desde já para uma conclusão que é certa. Há pessoas que têm uma vida muito difícil.
Tags:





MORREU AGENCIA DE PUBLICIDADE DA TAP BAR OGILVY SO FAZ COISAS COM PIADA HUMOR E BRINCADEIREA PORTUGUESES DEIXARAM DE GOSTAR DE HUMOR E BVRINCADEIRA POR CAUSA DO COVID

 

COPIEM E DIVULGUEM SE FAZ FAVOR RYANAIR 10 EUROS CADA VOO

VOOS RYANAIR 10€

Voos a 9,99 EUR. Ryanair faz PROMOÇÃO SURPRESA devido à vitória de ...Michael O'Leary a caminho do paraíso - Fotogalerias - Jornal RecordDER TERRORISTCaridade: hospedeiras voltam a despir-seCalendário da Ryanair com hospedeiras em poses sensuais é um sucessoThe Weirdest Airlines To Ever Fly—And Those That Never Took Off

@TAP VOLTAS TE A INSISTEIR LEVAS MAIS NOS CORNOS FALSIFICA ANTES OS CALÇOES DO CARLOS DE ALMADA TEU CHEFE DA MANUTERNBÇAO ELE É SURFISTA DESDE 1986 TEM TODOS OS CALÇOES MAIS CAROS DAS SURF SHOPS TODOS ANOS COMPRA NOVOS ....................ESCUTA AQUI NAO HA NINGUEM DA TAP RECUSO DAR ALGO À TAP,,,,,,,,,,VAIS LEVAR NOSA CORNOS ATE LARGARES OSA MEUS CALÇOIES ENTYRETANTO AS NOTICCIAS ESTAO SE A ESPALHAR .......LARGAS A BEM OU A MAL MORTA

 

COPIEM E DIVULGUEM SE FAZ FAVOR 

TAP usada para "lavar" milhões angolanos de origem ...



  




21/07/2017 - Um alegado esquema de “lavagem de dinheiro” que usou a TAP num contrato de falsa prestação de serviços. Esta investigação da Unidade ...








Corrupção na TAP vai para julgamento - Sociedade - Correio ...

01/02/2020 - Corrupção na TAP vai para julgamento. Desembargadores contrariam Ivo Rosa e dizem que as provas são suficientes. Tânia Laranjo 1 de ...


Desvio de milhões da Sonangol através da TAP vai ... - Público

31/01/2020 - Desvio de milhões da Sonangol através da TAP vai a julgamento. Advogados portugueses suspeitos de corrupção e branqueamento de ...



Lavagem de dinheiro: TAP ficou a dever 10 milhões a Angola ...


  




05/08/2017 - TAP ficou a dever dez milhões de euros a uma subsidiária da Sonangol por causa de um esquema de corrupção montado em benefício das ...
Em falta: LAVAM

Corrupção na TAP lava 25 milhões de Angola - Portugal ...


  




21/07/2017 - Corrupção na TAP lava 25 milhões de Angola ... O dinheiro que circulava da Sonair para a TAP era, depois, branqueado com a mediação de ...

TAP regista prejuízo de 111 milhões e tem “rating” de “lixo ...



18/11/2019 - A companhia aérea portuguesa divulgou um prejuízo de 111 milhões de euros entre Janeiro e Setembro. Resultados surgem no âmbito de ...


Mulher de Fernando Medina recebe prémio de 17 mil euros NA TAP...


06/06/2019 - mulher do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, está entre os 180 colaboradores da TAP (num universo de cerca de 13 mil) ...

Standard & Poor's fixa rating da TAP no terceiro nível de lixo ...


  


18/11/2019 - A agência de cotação financeira atribuiu um rating inicial de BB- à empresa de transporte aéreo portuguesa, o que se situa no terceiro patamar ...

Moody's coloca rating da dívida da TAP no quinto nível de “lixo”


  


19/11/2019 - Esta é a a segunda agência de notação financeira a avaliar a companhia aérea, que está no mercado para colocar 300 milhões de euros em ...







Morreu Rosalina Machado, nome histórico da publicidade DONA DA BAR OGILVY AGENCIA PUBLICIDADE DA TAP ..

25/01/2021 — Morreu Rosalina Machado, nome histórico da publicidade em Portugal ... Nome histórico da publicidade, foi a primeira mulher portuguesa a assumir a ...~

14/09/2021 — Numa declaração conjunta, José Bomtempo e Miguel Ralha referem que “o Diogo é um profissional de enorme gabarito, a quem a BAR Ogilvy deve 

Sem comentários:

Enviar um comentário

E PRONTOS SABES O QUE DIZ A SABEDORIA ÇPOPULAR NAO PAGAS A BEM PAGAAS A MAL A MARIA CERQUEIRA SALVO ERRO JA PAGOU O VESTIDO A FESTA DE CASAMENTO NO SOLAR ESTAVA CHEIA ATE A SIC FOI AO CASAMENTO

 SAIU LHE CARA A BRINCADEIRA AGORA 2 MILHOES DE PESSOAS A DIZEREM QUE ELAS SAO CASADAS COMIGO  DA FAMA JA NAO SE LIVRAM CAIRAM NA BOCA DO POVO